Sugestão
Colunas comuns
Pode encontrar determinadas colunas em quase todas as páginas na sua conta do Google Ads.
Colunas recomendadasA coluna "Estado" nas páginas "Campanhas" e "Grupos de anúncios" apresenta informações acerca do estado atual de campanhas individuais ou grupos de anúncios e se estes foram pausados, removidos, limitados pelo orçamento, entre outros estados.
- Na página "Recursos", a coluna "Estado" mostra se o anúncio está ou não a ser apresentado e, se não estiver, se foi pausado, removido ou reprovado.
- Na página "Palavras-chave", mostra se as palavras-chave são elegíveis para acionar anúncios ou se a campanha ou o anúncio em que estão inseridas estão marcados como pausados, removidos, reprovados ou outro estado.
Obtenha mais informações acerca dos estados da campanha, do grupo de anúncios, do anúncio e da palavra-chave.
Quando estiver a ver a sua tabela de estatísticas, poderá ver as seguintes colunas de desempenho por predefinição:
- Cliques: quando alguém clica no seu anúncio, por exemplo, no título azul de um anúncio de texto, contabilizamos essa ação como um clique.
- Impressões: uma impressão é contabilizada de cada vez que o seu anúncio é apresentado numa página de resultados da pesquisa ou noutro site na Rede Google. O termo "Impressões" é abreviado para "Impr.".
- Taxa de cliques (CTR): uma taxa que mostra a frequência com que as pessoas que veem o seu anúncio acabam por clicar nele. Pode usar a CTR para avaliar o desempenho das palavras-chave e dos anúncios.
- CPC médio: o valor pago pelos seus anúncios dividido pelo total de cliques.
- CPM médio: o valor médio cobrado por 1000 visualizações do seu anúncio (se estiver a usar o lance de CPM).
- Custo: o custo é o total de gastos em todas as interações, como cliques nos anúncios de texto e visualizações nos anúncios de vídeo.
- Coluna Resultados: mostra o número de conversões que recebeu em todas as suas ações de conversão principais para cada um dos objetivos padrão na sua conta.
- Esta coluna apresenta as conversões em objetivos em função das quais a campanha está a otimizar na cor do tipo de letra normal. No tipo de letra assinalada a cinzento, esta coluna apresenta as conversões em objetivos em função das quais a campanha não está a otimizar, mas está antes a gerar conversões. Saiba mais acerca dos objetivos de conversão.
- A coluna Resultados não mostra as conversões agrupadas por um objetivo personalizado. No entanto, se algumas destas conversões também existirem como ações de conversão principais em objetivos padrão na sua conta, irá ver as conversões desses objetivos padrão na coluna Resultados (tenha em atenção que isto não acontece com as ações secundárias, que nunca aparecem na coluna Resultados). Saiba mais acerca dos objetivos de conversão.
- Coluna Valor dos resultados: mostra os valores de conversão calculados que recebeu nas suas ações de conversão principais para cada um dos objetivos padrão na sua conta.
- Coluna Objetivos de conversão: mostra os objetivos indicados na definição ao nível da campanha que aumentam o desempenho da campanha.
- Pode substituir os objetivos predefinidos da sua conta e especificar os objetivos que pretende acompanhar nos relatórios de conversões e utilizar para licitar numa determinada campanha.
- Os objetivos da conta (predefinição) devem ser aplicáveis à maioria das suas campanhas, mas pode haver algumas situações em que queira ter um controlo mais detalhado sobre os objetivos de conversão usados para lances e relatórios numa campanha. Saiba mais acerca dos objetivos de conversão específicos da campanha.
As colunas de Relatórios de resultados só serão apresentadas ao nível da campanha.
Também verá a opção para adicionar colunas para os objetivos padrão que definiu na sua conta como colunas individuais (por exemplo, chamadas telefónicas, envio de formulários de leads.). Estas colunas mostram o número de conversões recebidas em todas as ações de conversão principais para cada um desses objetivos padrão.
Saiba mais acerca dos Relatórios de resultados.
- Número de anúncios reprovados
- Estes anúncios não vão ser apresentados porque violam as Políticas do Google Ads. Pode verificar a coluna "Estado" para ver por que motivo um anúncio foi reprovado. Saiba mais acerca das Políticas do Google Ads.
- Se corrigir o anúncio, este é revisto novamente e pode tornar-se elegível se considerarmos que está em conformidade com as nossas políticas. Saiba como corrigir um anúncio reprovado.
- Estes dados podem ser adicionados às tabelas Campanhas e Grupos de anúncios.
- Número de palavras-chave reprovadas
- Estas palavras-chave não vão apresentar os seus anúncios porque violam as políticas do Google Ads. Saiba mais sobre as políticas do Google Ads.
- Pode verificar a coluna "Estado" para ver por que motivo um anúncio foi reprovado. Se corrigir o anúncio, este é revisto novamente e pode tornar-se elegível se considerarmos que está em conformidade com as nossas políticas. Saiba como corrigir um anúncio reprovado.
- Estes dados podem ser adicionados às tabelas Campanhas e Grupos de anúncios.
- Número de anúncios elegíveis
- Estes anúncios foram revistos e aprovados para apresentação. Como estão em conformidade com as Políticas do Google Ads, podem ser apresentados a todos os públicos-alvo. Saiba mais acerca do processo de verificação de anúncios.
- Estes dados podem ser adicionados às tabelas Campanhas e Grupos de anúncios.
- Número de palavras-chave elegíveis
- Estas palavras-chave foram revistas e aprovadas para apresentar todos os anúncios. Saiba mais acerca do processo de verificação de anúncios.
- Estes dados podem ser adicionados às tabelas Campanhas e Grupos de anúncios.
- Número de anúncios dinâmicos de pesquisa elegíveis
- Estes anúncios foram revistos e aprovados para apresentação. Como estão em conformidade com as Políticas do Google Ads, podem ser apresentados a todos os públicos-alvo. Saiba mais acerca do processo de verificação de anúncios.
- Estes dados podem ser adicionados às tabelas Campanhas e Grupos de anúncios.
- Número de grupos de anúncios elegíveis
- Estes grupos de anúncios estão prontos para apresentação. Saiba como gerir grupos de anúncios de campanhas existentes.
- Estes dados só podem ser adicionados à tabela Campanhas.
- Detalhes da eficácia do anúncio dinâmico de pesquisa
- Esta coluna apresenta uma discriminação da classificação da eficácia do anúncio relativamente aos seus anúncios dinâmicos de pesquisa. Saiba mais acerca da eficácia do anúncio.
- Indica a contagem de RSAs segmentados por eficácia do anúncio.
- Estes dados podem ser adicionados às tabelas Campanhas e Grupos de anúncios.
- Número de recursos de sitelinks elegíveis
- Esta coluna mostra o número de recursos de sitelinks.
- Estes dados podem ser adicionados às tabelas Campanhas e Grupos de anúncios.
- Número de recursos de sitelinks elegíveis (atualizados)
- Esta coluna mostra o número de recursos de sitelinks atualizados.
- Estes dados podem ser adicionados às tabelas Campanhas e Grupos de anúncios.
- Número de recursos de imagens elegíveis
- Esta coluna mostra o número de recursos de imagens.
- Estes dados podem ser adicionados às tabelas Campanhas e Grupos de anúncios.
Saiba como criar anúncios de pesquisa eficazes.
- Tipo de estratégia de lance: o nome da estratégia de lance que gere os lances para as palavras-chave, os grupos de anúncios ou as campanhas. Por exemplo, se a sua campanha estiver a utilizar o lance de CPC manual, irá ver "CPC" nesta coluna. Em alternativa, se a campanha estiver a utilizar lances automáticos, irá ver "Automático" nesta coluna. Também poderá ver "(otimizado)", o que significa que o Google Ads está a ajustar o lance de CPC máx. para alcançar o seu objetivo, como maximizar as conversões.
- Estratégia de lance: é a estratégia de lance de portfólio automatizada que gere os lances para as palavras-chave, os grupos de anúncios ou as campanhas. Tenha em atenção que, nesta coluna, verá o nome que criou para a estratégia de lance flexível. Se não estiver a usar uma estratégia de lance flexível, irá ver um traço "-".
- Margem de otimização da conta:
- Esta é a percentagem de melhoria que pode ser alcançada para uma pontuação de otimização da conta de 100%. Saiba mais sobre a otimização em contas de gestor.
- Só é possível adicioná-las à tabela Campanhas.
Colunas apresentadas apenas em determinadas páginas
Algumas colunas só podem ser encontradas em determinadas páginas da conta do Google Ads. Eis as informações que podem conter acerca do seu desempenho:
Ajuste de lance ativoO seu ajuste de lance ativo é o tipo de ajuste de lance que definiu. Se tiver definido um ajuste de lance para dispositivos móveis, por exemplo, verá "Dispositivo". Pode aumentar ou diminuir os lances para definir lances de forma mais ou menos competitiva em dispositivos, localizações, horas do dia e muito mais. Os ajustes de lance fornecem um maior controlo sobre quando e onde mostrar o anúncio.
Este é o número de ID individual do seu anúncio.
Esta coluna indica o tipo de anúncio apresentado: de texto, gráfico, para dispositivos móveis ou de vídeo.
Estas colunas mostram uma estimativa do possível impacto de diversas alterações de lance no tráfego semanal da Rede de Pesquisa. As estimativas são geralmente atualizadas uma vez por dia e refletem os últimos 7 dias de atividade na sua conta, a partir do dia em que são calculadas (até 7 dias antes). As colunas do Simulador de lances estão disponíveis ao nível da palavra-chave e ao nível da campanha para ajustes de lance em função do dispositivo. Consulte as secções abaixo para informações sobre cada uma.
"--" na coluna significa que não existiram dados suficientes nos últimos 7 dias para criar uma estimativa.
Tenha em atenção que as colunas do Simulador de lances fornecem estimativas acerca de como lances alternativos poderiam ter afetado o desempenho dos seus anúncios no passado. Não pretendem servir para prever ou garantir o futuro desempenho do anúncio. Estas colunas não produzem estimativas para campanhas que utilizem lances de CPC automáticos ou CPA alvo, nem para campanhas que gastem todo o orçamento diário regularmente.
Colunas do Simulador de lances de palavras-chave
As colunas para Simuladores de lances com campanhas da Rede de Pesquisa e Rede de Display estão disponíveis na página "Palavras-chave".
A coluna "CPC máx. de base" mostra os lances que o Google Ads utilizou para criar estimativas de cliques e de custos para as outras colunas do Simulador de lances. Consulte-a em vez da coluna "Lance de CPC máx." quando avaliar resultados do Simulador de lances. O seu lance de CPC máximo atual pode ter mudado desde que o Google Ads fez as estimativas.
Colunas de ajuste de lance em função do dispositivo ao nível da campanha
Pode ver também colunas do Simulador de lances para ajustes de lance em função do dispositivo ao nível da campanha. Pode encontrar estas colunas no separador Dispositivos, no separador Definições.
A coluna "Ajuste de lance base" mostra o ajuste de lance que o Google Ads utilizou para criar as estimativas para as restantes colunas do Simulador de lances. Consulte esta coluna ao avaliar os resultados do Simulador de lances. O seu ajuste de lance atual pode ter mudado desde que o Google Ads fez as estimativas.
As estimativas nestas colunas do Simulador de lances assumem que todos os ajustes de lance ao nível do grupo de anúncios foram removidos.
Saiba como fazer uma estimativa dos resultados com os simuladores de lances, orçamentos e alvos.
A quota de cliques é o número de cliques recebidos na Rede de Pesquisa dividido pelo número máximo estimado de cliques que pode receber.
O número máximo de cliques que pode receber depende da proeminência dos seus anúncios e do número de anúncios que apresenta numa consulta de pesquisa. Estes dois fatores são influenciados por vários outros fatores, incluindo o lance e a qualidade e a relevância globais dos seus anúncios.
Esta coluna está disponível na página "Grupos de produtos". Saiba mais sobre a quota de cliques.
Esta coluna mostra os custos totais acumulados por uma campanha durante o período selecionado.
Esta coluna está disponível apenas na página "Campanhas".
O custo por clique máximo (CPC máx.) predefinido é o valor mais elevado que se dispõe a pagar por um clique. O seu lance de CPC máximo predefinido é definido ao nível do grupo de anúncios, mas pode substituir este valor ao definir CPCs máx. específicos para palavras-chave individuais. Tenha em atenção que não pagará mais do que o seu CPC máx. e frequentemente pagará menos. Pode ver o valor médio que paga pelos cliques na coluna "CPC médio".
Poderá ver uma etiqueta "automático" ou "(otimizado)" junto aos seus lances. Eis o que significam:
- Automático: significa que o Google Ads define automaticamente o lance que vê nesta coluna. Pode ver "Automático" se a campanha estiver a utilizar lances automáticos ou a estratégia de lance de portefólio ROAS alvo, por exemplo. Tenha em atenção que não é possível editar estes valores de lance.
- Otimizado: significa que o sistema do Google Ads está a ajustar o lance mostrado numa base de leilão a leilão para concretizar o objetivo da estratégia de lance que está a utilizar, como maximizar as conversões para o CPC otimizado ou Maximizar o valor de conversão para o ROAS alvo. Tenha em atenção que para cada palavra-chave neste grupo de anúncios que está a utilizar o lance predefinido, o Google Ads tenta definir lances em função da média aproximada do lance mostrado.
Tenha em atenção que os lances de algumas estratégias de lance, como o ROAS alvo, podem ser definidos e otimizados automaticamente. Se estiver a utilizar o ROAS alvo, o lance mostrado não é utilizado para leilões da Rede de Display.
A coluna "CPC máx. predefinido" está disponível apenas na página "Grupos de anúncios".
Nas campanhas do Shopping, utiliza os grupos de produtos para definir lances para os seus produtos. Pode verificar o lance para cada produto através da coluna "CPC máx. efetivo" na página "Produtos". O CPC máx. efetivo é o lance utilizado no leilão de anúncios para classificar os seus produtos. Constitui o lance mais alto para um produto individual da campanha ou do grupo de anúncios selecionado, mesmo tendo em conta as prioridades da campanha.
Significado
O custo por clique máximo efetivo é o valor máximo que se dispõe a licitar por um produto individual do seu grupo de anúncios. Se um produto for excluído ou se a campanha ou os grupos de anúncios não estiverem ativados, verá "--" em vez do valor do lance de CPC máx.
O valor apresentado não inclui as definições de campanha seguintes:
- Ajustes de lance. Isto significa que pode fazer um lance mais alto com base nos ajustes de lance definidos. Por exemplo, se definiu um ajuste de lance para dispositivos móveis de 300%, o seu CPC máx. efetivo de 1 € pode aumentar para 3 € quando licitar para anúncios para dispositivos móveis. Saiba mais acerca dos ajustes de lances.
Exemplo
Tem uma campanha "Calçado" com o produto "Ténis de velocidade" em dois grupos de anúncios. Um grupo de anúncios usa um lance de CPC máx. de 1,20 € para os "Ténis de velocidade", enquanto o outro grupo de anúncios usa um lance de 3 €. Quando procura "Ténis de velocidade" na página "Produtos" da campanha, vê um CPC máx. efetivo de 3 €, uma vez que este é o valor máximo que se dispõe a licitar em todos os grupos de anúncios que contêm a indicação "Ténis de velocidade".
As métricas "Lance est. da primeira página", "Lance est. do topo da página" e "Lance est. da primeira posição" correspondem ao valor aproximado do lance de custo por clique (CPC) necessário para o seu anúncio alcançar a primeira página, o topo da página ou a primeira posição de anúncio nos resultados da Pesquisa Google, respetivamente, quando um termo de pesquisa corresponde exatamente à sua palavra-chave. As estimativas baseiam-se no Índice de qualidade e na atual concorrência dos anunciantes relativamente a essa palavra-chave.
Embora seja raro, o "Lance est. do topo da página" e o "Lance est. da primeira posição" podem ultrapassar os 100 € e ser indicados como >=100 €. Quando vir o "Lance est. do topo da página" e o "Lance est. da primeira posição" noutras moedas, pode ver uma nota semelhante relativamente ao equivalente a 100 € na moeda da sua preferência.
Tenha em atenção que estas estimativas não são uma garantia de posicionamento. A posição do anúncio é influenciada por muitos fatores, incluindo atividade de outros anunciantes, atividade do utilizador da pesquisa, definições da conta e atividade da conta, como alterações do orçamento. Por todos estes motivos, o seu anúncio pode não ser apresentado na primeira página ou no topo da página, mesmo que atinja as estimativas.
Estas colunas estão disponíveis apenas na página "Palavras-chave".
Esta coluna pode ser encontrada na página "Palavras-chave", entre outras. Se definir um URL final ao nível da palavra-chave, este tem prioridade sobre o URL final definido para cada anúncio. Suponhamos que escolheu o seguinte:
- URL final do anúncio: example.com
- URL final da palavra-chave: example.com/frutos
Se o anúncio for acionado pela palavra-chave "maçã", o anúncio irá utilizar como URL final o URL "example.com/frutos" em vez de "example.com".
Se optou por apresentar anúncios gráficos na Rede de Display, as imagens são armazenadas nos servidores da Google e referenciadas a partir deste URL.
A quota de impressão é a percentagem de impressões recebida dividida pela estimativa do número de impressões que era elegível para receber. A elegibilidade baseia-se nas definições de segmentação, nos estados de aprovação, nos lances e nos Índices de qualidade dos seus anúncios atuais. Saiba como adquirir dados da quota de impressão.
Esta coluna está disponível nas páginas "Campanhas" e "Grupos de anúncios".
Estas colunas indicam o número e a percentagem de cliques que foram classificados como inválidos e filtrados automaticamente da sua conta. Estes cliques não serão cobrados e não afetarão as estatísticas da sua conta. Saiba como fazer a gestão do tráfego inválido.
Esta coluna está disponível apenas na página "Campanhas".
Estas colunas indicam o número e a percentagem de cliques identificados através de meios de filtragem de rotina, da aplicação de listas ou de verificações de parâmetros padronizados (como tráfego de centros de dados inválido conhecido, bots e spiders ou outros motores de rastreio, padrões irregulares, entre outros). Estes cliques não serão cobrados e não afetarão as estatísticas da sua conta. Saiba como fazer a gestão do tráfego inválido.
Estas colunas só estão disponíveis para campanhas da Rede de Display e de pesquisa.
Em campanhas que se concentrem na Rede de Pesquisa da Google, pode usar os seguintes tipos de correspondência de palavras-chave: correspondência ampla, correspondência de expressão ou correspondência exata. Estas opções de correspondência de palavras-chave ajudam a controlar quem vê os seus anúncios. Poderá observar mais impressões de anúncios, cliques e conversões com determinados tipos de correspondência ou menos impressões e uma seleção mais restrita com outros. A coluna "Tipo de correspondência" indica a definição escolhida para cada palavra-chave e permite-lhe alterar a definição. Esta coluna está localizada na página "Palavras-chave". Saiba mais acerca das opções de correspondências de palavras-chave.
As métricas adicionais do tipo de correspondência estão também disponíveis no Google Ads:
Segmento Tipo de correspondência de termos de pesquisa: consulte os dados das palavras-chave segmentados por "tipo de correspondência de termos de pesquisa", que são os termos de pesquisa que acionaram o seu anúncio agrupados por correspondência ampla, de expressão e exata. Isto permite-lhe comparar estatísticas, como cliques, impressões, taxas de cliques (CTRs) ou taxas de conversão dos termos de pesquisa que acionaram o seu anúncio. Utilize esta opção de segmentação para identificar as palavras-chave que obtêm o melhor desempenho para um determinado tipo de correspondência.
Coluna "Tipo de correspondência" no relatório de termos de pesquisa: esta coluna no relatório de termos de pesquisa indica o tipo de correspondência que permitiu ao utilizador ver o seu anúncio quando pesquisava um determinado termo. Use estas informações para melhorar a sua lista de palavras-chave.
O custo por clique máximo (CPC máx.) é o valor mais elevado que se dispõe a pagar por um clique. Pode definir CPCs máx. específicos para palavras-chave individuais se pretender definir lances mais altos ou baixos para palavras-chave individuais com base no respetivo desempenho. Tenha em atenção que não pagará mais do que o seu CPC máx. e frequentemente pagará menos. Pode ver o valor médio que paga pelos cliques na coluna "CPC médio".
Poderá ver uma etiqueta "automático" ou "(otimizado)" junto aos seus lances. Eis o que significam:
- Automático: significa que o Google Ads define automaticamente o lance que vê nesta coluna. Pode ver "Automático" se a campanha estiver a utilizar lances automáticos ou a estratégia de lance flexível ROAS alvo, por exemplo. Tenha em atenção que não é possível editar estes valores de lance.
- Otimizado: significa que o sistema do Google Ads está a ajustar o lance mostrado numa base de leilão a leilão para concretizar o objetivo da estratégia de lance que está a utilizar, como maximizar as conversões para o CPC otimizado ou Maximizar o valor de conversão para o ROAS alvo. Tenha em atenção que para cada palavra-chave neste grupo de anúncios que está a utilizar o lance predefinido, o Google Ads tenta definir lances em função da média aproximada do lance mostrado.
Tenha em atenção que os lances de algumas estratégias de lance, como o ROAS alvo, podem ser definidos e otimizados automaticamente. Se estiver a utilizar o ROAS alvo, o lance mostrado não é utilizado para leilões da Rede de Display.
A coluna "CPC máx." está disponível apenas nas páginas "Grupos de produtos", "Palavras-chave" e "Segmentações dinâmicas de anúncios".
A "Taxa de cliques compatíveis com dispositivos móveis" é a percentagem de cliques provenientes de dispositivos móveis que direcionam para uma página considerada compatível com dispositivos móveis pelo teste de compatibilidade com dispositivos móveis da Google. Esta coluna está disponível no separador Página de destino.
Se uma página de destino ainda não tiver sido analisada ou não tivermos dados suficientes, esta coluna apresenta "--".
Os dados compatíveis com dispositivos móveis podem ter até 14 dias. Se tiver feito atualizações recentes numa das suas páginas, deve aguardar até 14 dias para que essas alterações se reflitam na taxa de cliques compatíveis com dispositivos móveis.
Esta coluna permite-lhe adicionar e remover rapidamente listas de palavras-chave negativas das suas campanhas.
Ao colocar o cursor do rato sobre uma lista de palavras-chave negativas, pode ver as palavras-chave da mesma. Clicar numa lista direciona para a respetiva página de detalhes onde pode fazer atualizações.
A coluna "Estado do produto" mostra o estado atual de um produto individual da campanha. Esta coluna pode ajudar a compreender se o seu produto está pronto para publicação. Saiba mais acerca dos diagnósticos de produtos e do significado dos estados dos produtos.
Saiba mais acerca dos problemas nos produtos.
Esta coluna apresenta o Índice de qualidade da palavra-chave, que representa uma medição da relevância e da utilidade dos seus anúncios e da página de destino para uma pessoa que veja o seu anúncio.
Esta coluna está disponível na página "Palavras-chave".
A taxa de cliques (CTR) relativa é uma medida que avalia o desempenho dos seus anúncios na Rede de Display em comparação com os anúncios de outros anunciantes apresentados nos mesmos Websites.
Calculamos a CTR Relativa dividindo a sua taxa de cliques pela taxa de cliques média de todos os anunciantes nos posicionamentos onde os seus anúncios são apresentados. Uma vez que é uma métrica competitiva, não é estática. Será alterada com base nos Websites onde o seu anúncio é apresentado e no que os outros anunciantes fazem.
Exemplo
Imagine que um anunciante que vende câmaras digitais está a obter uma CTR da Rede de Display de 0,05%. O anunciante é apresentado numa única página acerca de fotografia na Rede de Display com três outros anunciantes. Os outros anunciantes estão a obter CTRs de 0,005%.
O primeiro anunciante está a obter uma CTR 10x superior à CTR dos concorrentes (0,05%/0,005% = 10). Como as pessoas estão mais interessadas nos produtos deste anunciante, este tem uma CTR relativa muito alta (10).